segunda-feira, 21 de junho de 2010

Visita à Fundação A Lord

Através da Biblioteca da Fundação A Lord, passei a manhã do dia 17 de Junho no Salão Paroquial da Igreja de Lordelo com os alunos da EB1 de Gandra de Moreira e do Colégio Marca D’Água,
Foi uma manhã passada em boa companhia e ainda recebi lindas flores, desenhos e beijinhos!
Obrigada a todos os alunos, e à Fundação A Lord por ter proporcionado este encontro.
Sugiro a visita ao blog da Fundação onde são noticiadas as suas actividades, que têm como objectivo a dinamização cultural e educativa.

«O livro “Matilde Rosa Araújo – um olhar de menina” foi aquele sobre o qual se debruçou a primeira actividade. A autora, Adélia Carvalho, contou a história,  “Era uma vez uma menina com cabelos loiros caídos até aos ombros. Dos seus olhos claros – diz quem alguma vez os fixou – transbordava um mar de interminável ternura. Olhava para tudo como se fosse sempre a primeira vez.” A protagonista da história era, exactamente, a escritora Matilde Araújo que deu tudo o que tinha pelo bem estar dos seus alunos e ainda hoje, com 89 anos, tem os olhos em forma de coração.
Os meninos e as meninas da EB1 de Gandra de Moreira, depois de ouvirem a história, ficaram ainda mais curiosos sobre a autora e a protagonista do conto, levantando inúmeras questões e todas elas tiveram direito a respostas à altura.

No final, surpresa das surpresas, Adélia Carvalho recebeu um lote de desenhos que os mesmos alunos tinham feito na escola, sobre o Livro da Matilde.

Mas a manhã continuou, desta vez, com os pequeninos do Colégio Marca D’ Água, que, entusiasmados, ouviram a Escritora contar os segredos do Livro dos Medos. Falou-se da “bestalhuda, um animal muito esquisito com umas orelhas muito grandes, que (…) faz cócegas nos dentes”, do “bicho-papão que adora cantar e comer sabão”, de bruxas com vestidos e sapatos cor de rosa, morcegos com asas às bolinhas, um conjunto de seres que amedrontam os meninos e os faz ter receio de dormirem sozinhos, mas que são tão esquisitos e anedóticos que, com a ajuda de Adélia Carvalho, em vez de meterem medo passaram a fazer rir.

Sim, riu-se muito, muito, naquela sala de letras.»



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Visita ao Jardim de Infância Barbosa du Bocage

No dia 7 de Junho visitei o Jardim de Infância Barbosa du Bocage, onde apresentei o Livro dos Medos, respondi a algumas questões, e recebi estes lindos desenhos feitos pelos alunos da escola.
E que bom que é contribuir para que estes meninos dêem mais «um passo para fazer do livro um amigo para toda a vida!»
Obrigada a todos, gostei muito deste encontro!
No blog da escola jóta I Bê-Bê (Jardim de Infância Barbosa du Bocage) pode ler-se o resumo do encontro:

«Na 2ª feira tivemos um encontro com a escritora Adélia Carvalho, na biblioteca da EB.
Ela escreveu “O Livro dos Medos” que conta a história duma menina que tinha muitos medos e que no fim os desenha para ficarem presos no papel para sempre.

“Gostámos da história, porque é engraçada e tem piada. A capa é super gira, é uma nuvem de monstro.

Nós também temos medo, à noite nos sonhos. Ter medo quer dizer não gostar nada, ficar arrepiado e assustado e quase a tremer.”

Fizemos desenhos dos nossos medos: aranhas, monstros, sombras, fantasmas, extra terrestres, naves espaciais, grutas, portas e janelas a abrir, dinossauros, pessoas zangadas, acidentes de carro, cair á água…

...pusemo-los todos numa caixa que demos à Adélia para ela levar e, se quiser, pôr nas histórias que escreve. "Adeus Medo!.."

Depois da apresentação da história conversámos com a Adélia, sobre o tema do livro, as ilustrações... tinhamos preparado umas perguntas para ficarmos a conhecer melhor a vida dum escritor.
E assim demos um passo para fazer do livro um amigo para toda a vida!»


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Entrevista com Jorge Afonso, Antena 1

Já está disponível no site da Antena 1 a entrevista com Jorge Afonso do dia 2 de Junho.
Aqui fica o link para a página:
http://tv1.rtp.pt/multimedia/progAudio.php?prog=2754

«Lembra-se dos seus medos em criança? E conseguiu ultrapassar esses medos? Pois é - Medos e outros sentimentos foram tema de conversa com a escritora de literatura infantil Adélia Carvalho. Sobre a mesa estiveram dois títulos "Livros dos Medos" e "Matilde Rosa Araújo - Um olhar de menina".»

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Desenhos dos alunos da escola João Afonso, em Aveiro, sobre o Livro dos Medos

A Marta Madureira visitou a escola João Afonso, em Aveiro, onde falou sobre o Livro dos Medos. Os alunos do professor Tiago Carvalho desenvolveram os seus «bichos». São bichos articulados, e que bichos! Fiquei fascinada com estes fantásticos trabalhos! Estão todos de parabéns!
Aqui ficam alguns dos desenhos, para ver mais, visitem o blog do professor Tiago Carvalho Geométricas.

«Esta actividade iniciou com a vinda da Marta Madureira à nossa escola. Além dos métodos, técnicas e abordagens que nos demonstrou deu-nos uma ideia: falou que ao ilustrar o Livro dos medos começou a imaginar os vários medos, a imaginar que eles podiam ser a mistura de vários bichos. Foi ai que iniciamos o nosso trabalho, começamos a imaginar vários bichos, cada um mais esquisito do que outro, com uma mistura de outros bichos e máquinas. Assim surgiu os bichos da turma 5ºL. São quase todos articulados.»









quarta-feira, 2 de junho de 2010

na Maleta da Marieta

A Maleta da Marieta é um blog muito interessante, gerido por Linda Castelo-Grande (amiga dos livros, sempre presente...) que se dedica à promoção da leitura para os grupos etários infantil e juvenil.

Por lá se lêem estas palavras muito simpáticas sobre os meus livros...

Sobre Matilde Rosa Araújo - Um olhar de menina:
«Hoje, foi a apresentação do livro "Matilde Rosa Araújo: um olhar de menina", na Biblioteca Almeida Garrett - Porto.
Este livro da autoria de Adélia Carvalho e com ilustrações de Marta Madureira pretende ser uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo. É uma narrativa ficcional , tendo como personagem principal a criança Matilde Rosa Araújo, que neste livro, vive aventuras com as personagens dos livros, que ela própria escreveu. Apresenta também, pequenos apontamentos biográficos e apela à descoberta, da vida e da obra da escritora.
É, sem dúvida alguma, uma excelente homenagem à grande escritora MATILDE ROSA ARAÚJO!
E o livro termina com uma dedicatória:
"Para a Matilde, por tudo o que nos tem dado e que não cabe neste livro."
Adélia e Mart


Sobre o Livro dos Medos:

«...Será que alguém, nunca teve medo?... 
...de situações que recordo da infância...
... o medo esteve sempre presente!...

Este livro aborda a questão do medo, que as crianças pequenas sentem...
É a estréia de Adélia Carvalho no mundo da escrita para a infância e só uma pessoa, que entende como ninguém, o maravilhoso mundo das crianças, consegue fazer esta abordagem tão agradável, tão cheia de humor, onde desmistifica e ajuda as crianças a ultrapassarem os seus medos...»

Obrigada Linda!

Trabalhos de alunos do Jardim de Infância Barbosa du Bocage

No próximo dia 7 de Junho vou visitar o Jardim de Infância Barbosa du Bocage.
Entretanto, alguns meninos já ouviram a história do Livro dos Medos, e partilharam a experiência no seu blog...

«Quais são os Teus medos?

O Medo

"Eu tenho medo de aranhas!",
"Eu tenho medo de bichos que ferram"...

E nós de que temos medo? O medo cresce connosco e pode assumir muitas formas. De que temos medo? Daquilo que percebemos como incontrolável… Podem ser bichos, sons, pessoas más, desconhecidos, feios…

Na nossa visita à Biblioteca do Bom Sucesso pudemos ouvir a História de uma mãe e uma filha que falam sobre os medos. O livro chama-se “Livro dos medos” e foi escrito por Adélia Carvalho (é amiga do Paulo e já esteve na nossa sala).

Agora, desenhamos os nossos medos e propomos que os pais e as mães desenhem também. No fim vamos fechar os medos todos numa caixa. Querem colaborar connosco?

Vejam alguns desenhos dos meninos»





Gostei muito de ver estes trabalhos, e no dia 7 lá estarei para ver mais!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Visita à EB1 JI de Santiago - Glória/Aveiro

No passado dia 2 de Março visitei a Escola Básica/Jardim de Infância de Santiago - Glória/Aveiro.
Estive com os alunos da turma do 3º ano, onde contei a história do Livro dos Medos.
No blog desta turma Sala Mágica, pode ler-se:


«(...)
Nós, a turma do 3.º ano, estivemos com a escritora Adélia Carvalho da parte da tarde, também na biblioteca, onde pudemos ouvir a história “O Livro dos Medos” e partilhar uns com os outros qual era o nosso grande medo. Ouvimos medos muito engraçados, mas que pensando bem quase todos temos os mesmos medos.
No final, a autora deu-nos a oportunidade de lhe colocarmos questões e talvez por estarmos tão deslumbrados ou até envergonhados, só foi feita uma questão:
“Já escreve histórias há muito tempo?”
A autora disse-nos que como era educadora de infância, já escrevia textos há muitos anos para crianças, mas ia guardando-os sempre numa gavetinha, até que um dia resolveu partilhá-los com a ilustradora Marta Madureira. Assim, nasceu o livro “O Livro dos Medos”.
Aprendemos muito a escritora Adélia Carvalho e agradecemos bastante a sua visita à nossa biblioteca.
Obrigada Adélia Carvalho!»

Obrigada eu! E até breve!

Visita ao Colégio do Sardão

Em Janeiro estive de visita ao Colégio do Sardão, na III Semana Cultural para apresentar o Livro dos Medos.
Gostei muito desta visita!
Aqui fica o testemunho do grupo dos 5 anos, da Sala das Estrelinhas, e as fotos do grupo dos 4/5 anos da Sala dos Ursinhos.
E os links para o blog da Sala das Estrelinhas, e da Sala dos Ursinhos.


«Medos,...quem não tem medos?
Todos temos medos e eles andaram pela Semana Cultural do Colégio: crianças, adultos, meninos e meninas, grandes e pequenos. Mas, com o "Livro dos Medos", de Adélia Carvalho e ilustrações de Marta Madureira, perdemos os medos...
Desenhamos os nossos medos numa folha e colocamos no salão, onde estava a decorrer a Feira do Livro. Assim, os nossos medos ficaram lá presos.
Também tivemos tempo, de construir, com a ajuda da Adélia, "uma baleia com asas de borboleta, que chora muito e só quer a chupeta,..." foi muito divertido!

Não podemos esquecer a lengalenga:

Bicho, bichão
Bicho-papão
Aranha, aranhão,
Sapo, sapão,
E bichos de toda a nação,
Sai daqui,
Que anda lume atrás de ti.»